5 motivos para manter o músculo Psoas saudável

Músculo Psoas

Por:Alessandro Assis
Notícias

17

Dec 2017

O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano (Figura 1 e 2). Ele afeta o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen.

 1 – Estabiliza a coluna vertebral

É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas, sendo responsável por nos manter em pé, permite os movimentos de levantar as pernas para caminhar e correr.

Psoas saudável estabiliza a coluna vertebral e proporciona apoio por meio do tronco, formando um suporte para os órgãos abdominais.

2 – É conhecido como músculo da alma

Ele é conhecido como o “músculo da alma”! Algumas filosofias orientais, por ser o principal centro de energia do corpo e estar ligado ao diafragma, influenciando nossas emoções

Estudos recentes consideram o psoas um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora, nosso desejo de sobreviver.

Ou seja, ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta-voz das emoções. Isso acontece porque o psoas está ligado ao diafragma através do tecido conjuntivo ou fáscia, influenciando tanto a respiração quanto o medo reflexo.

3 – Pode gerar situações de dor

Se mantivermos o psoas constantemente em tensão devido ao stress, eventualmente, o músculo começará a encurtar e a enrijecer.

Isso pode dificultar a nossa postura e as funções dos órgãos que se localizam no abdômen. Resultando em dor nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas e até problemas digestivos.

4 – Psoas e atividade física

Um estilo de vida acelerado, atividade física e o stress geram uma descarga de adrenalina que cronicamente tensiona o psoas, preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de nos proteger.

Atividade física sem orientação ou que não prioriza um equilíbrio corporal pode colocar em risco a sua saúde. Todos os exercícios e movimentos corporais executados afetam de forma ampla, complexa e profunda o nosso sistema muscular. Contudo, quanto mais flexível e forte for esse sistema maior será o fluxo de energia através dos ossos, músculos e articulações.

5 – Psoas e sistema imunológico

Psoas tenso envia sinais de voltagem para o sistema nervoso, interfere nos movimentos dos fluidos e afeta a respiração do diafragma.

O psoas está tão intimamente envolvido nas reações físicas e emocionais básicas que quando está cronicamente estressado, envia constantemente sinais de alerta ao corpo. Por isso, pode afetar o esgotamento das glândulas suprarrenais e do sistema imunológico.

A situação é agravada pela maneira de nos sentarmos ou pelas posições que adotamos em nossos hábitos diários. Na maioria reduz nossos movimentos naturais e contrai ainda mais o músculo.

Depois de ler sobre todos esses benefícios do psoas para o seu corpo, você deve estar doido para começar a exercitá-lo agora mesmo. Só não se esqueça de que é importante manter o equilíbrio para colher as vantagens de uma vida mais saudável.

Para fazer com que outras pessoas descubram os benefícios do psoas, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?


Compartilhe: