Como ter uma rotina saudável?

Por:Alessandro Assis
Dicas

19

May 2017

Cada vez mais, o ser humano busca preservar a saúde. Manter uma rotina saudável é o desejo da maioria dos brasileiros, o que se reflete em inúmeros benefícios para quem consegue cumprir a missão.

Entre essas vantagens estão o aumento da qualidade de vida e a redução do risco de desenvolver doenças. Apesar do reconhecimento de que os hábitos saudáveis são importantíssimos para a saúde, muitas pessoas não sabem o que devem fazer para colocar essa ideia em prática.

Para ajudar, neste post vamos dar algumas dicas do que você deve fazer para incorporar uma rotina saudável ao seu dia a dia. Acompanhe!

Lave as mãos com frequência

Uma das maneiras mais eficientes de manter as doenças afastadas é cuidando da higiene. O principal hábito desse campo que deve ser incorporado à rotina é o cuidado de sempre lavar as mãos.

Além disso, deve-se manter as unhas bem cortadas e evitar passar a mão na boca ou nos olhos. 

Mantenha-se hidratado

Manter o corpo hidratado é indispensável para o bom funcionamento dele.

A água é o elemento em maior quantidade no organismo, preenchendo 60% do corpo em adultos. Apesar disso, o corpo humano não consegue armazenar esse elemento e, por isso, é necessário que seja reposto ao longo do dia.

A desidratação desencadeia diversos problemas, como cansaço, ressecamento da pele, gastrite, inflamação do intestino, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Para adicionar esse hábito à rotina é fácil:

  • carregue sempre uma garrafinha de água;
  • separe dois litros de água todos os dias para que sejam tomados.

Cuide da alimentação

Essa é uma das tarefas mais difíceis na hora de manter uma rotina saudável. Por outro lado, é uma das medidas mais importantes na busca pelo bem-estar. Para alcançar essa meta é preciso muita força de vontade e dedicação.

O primeiro passo é eliminar todos os alimentos gordurosos do dia a dia. Depois, deixe de lado, aos poucos, aquelas comidas que são pobres em vitaminas e possuem muita gordura, como o pão francês, por exemplo.

Veja alguns alimentos que devem ser eliminados da dieta:

  • embutidos;
  • enlatados;
  • frituras;
  • alimentos com muito açúcar;
  • comidas e temperos que contenham quantidade elevada de sódio.

Para substituir, procure consumir os seguintes itens:

  • vegetais;
  • frutas;
  • grãos;
  • produtos integrais.

Importante: você não precisa deixar de comer o seu alimento favorito, contudo é necessário moderar a quantidade e a frequência. 

Acrescente exercícios físicos à sua rotina saudável

A atividade física é peça fundamental em uma rotina saudável. Sem ela, qualquer outro hábito que a pessoa desenvolva estará incompleto.

O exercício previne inúmeras doenças, como diabetes, osteoporose, problemas cardíacos e de circulação. Além disso, ajuda a manter o peso correto e contribui para o desenvolvimento da postura corporal, evitando problemas futuros.

Para que a prática esportiva seja adicionada à rotina de maneira natural, a nossa dica é que seja escolhido um esporte com o qual se tenha afinidade e, principalmente, vontade de praticar. 

Existem milhares de opções, e qualquer tipo de exercício trará benefícios ao corpo e à saúde. Por isso, realizar alguma coisa de que se goste é fundamental para o sucesso dessa tarefa!

Quando se somam pequenas mudanças no dia a dia, o resultado pode ser expressivo. Então, mesmo que pareça que tudo está andando devagar e não está dando certo, não desista, continue! Trace metas, anote o seu rendimento e aos poucos será possível notar a evolução.

Adotar hábitos saudáveis pode ser um processo demorado mesmo, porém os benefícios serão aproveitados por toda a vida! Você vai ficar de fora dessa? Deixe o sedentarismo de lado agora mesmo, substitua a sua alimentação, adicione costumes de higiene ao dia a dia e aproveite os resultados!

Se você gostou do post, curta o nosso Facebook e Instagram, e fique sabendo muito mais sobre rotina saudável, alimentação e exercícios físicos.


Compartilhe: