Dieta online: saiba os riscos de se fazer dieta sem acompanhamento profissional

Por:Alessandro Assis
Dicas

19

May 2017

Hoje em dia, é muito comum encontrar dietas restritivas sem nenhuma orientação nutricional. A internet está cheia de fórmulas mágicas que prometem emagrecer, mas é preciso ficar atenta aos perigos que a dieta online pode trazer.

Os regimes que propõem restrições exageradas de calorias podem acarretar distúrbios físicos e emocionais. O mais indicado é procurar orientação profissional para atingir os resultados esperados sem colocar a saúde em risco.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e emagreça com saúde!

A importância de seguir a orientação de um profissional

Não siga a moda das dietas milagrosas! Procure um profissional e emagreça do jeito certo. Assim, além de perder o peso desejado, você estará resguardando sua saúde dos perigos que um regime por conta própria pode acarretar.

Quando você tem o acompanhamento de um nutricionista, recebe a dieta indicada para seu histórico clínico, familiar e social. Além disso, são solicitados exames laboratoriais para garantir um plano alimentar personalizado e saudável.

As dietas sem acompanhamento, ao contrário, não levam em conta o estado físico e emocional da pessoa. Dessa maneira, elas podem levá-la a desenvolver doenças devido à deficiência nutricional que provocam.

As consequências das dietas rápidas

Elas prometem milagres, mas a verdade é que causam muitos problemas. Veja, a seguir, os mais comuns (e perigosos!):

Efeito sanfona 

Muito comum nos regimes restritivos, o efeito sanfona é a perda de peso seguida da recuperação do mesmo em pouco tempo. Ele é a maior prova de que os benefícios dessas dietas são ilusórios.

Deficiência nutricional

O plano alimentar correto é aquele baseado no equilíbrio, e não em apenas um tipo de nutriente.

Sendo assim, comer apenas carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos faz mal à saúde. Isolados, esses grupos alimentares não são capazes de oferecer tudo de que o organismo precisa para se sustentar.

Falta de carboidratos

Os carboidratos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, pois fornecem a energia de que ele precisa. Sua ausência, dentre outras coisas, diminui a produção de serotonina, que é uma substância associada à saciedade.

Com os níveis de serotonina baixos, aumenta o risco de compulsão alimentar e ansiedade, dificultando o processo de perda de peso. 

Excesso de proteínas e gorduras

Assim como existem as dietas que excluem os carboidratos, há aquelas que aconselham a ingestão em excesso de líquidos ou de proteínas.

Entretanto, esse tipo de regime vai aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Como consequência, o surgimento de doenças graves é facilitado.

As doenças associadas às dietas restritivas

Emagrecer a todo custo, sem a prática de atividades físicas e a orientação de especialistas, leva as pessoas a desenvolver doenças sérias como bulimia, anorexia, anemia, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Percebeu como dieta é coisa séria? Querer emagrecer é sinônimo de preocupação com a saúde, mas isso deve ser feito de forma responsável, com orientações corretas e atividades físicas.

Agora que você já sabe que a dieta online pode não ser a mais indicada, informe-se e procure ajuda de um profissional! E se você achou este conteúdo útil, siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe todas as nossas novidades.


Compartilhe: