O que é bem-estar e como alcançá-lo?

Por:Alessandro Assis
Dicas

12

May 2017

A correria do dia a dia pode ser um grande empecilho para a qualidade de vida. Porém, quando compreendemos exatamente o que é bem-estar e como é possível alcançá-lo, conseguimos fazer mudanças na rotina que permitem mais saúde e satisfação.

Por isso, vamos falar neste post um pouco sobre esse tema importante que é o bem-estar e também trazer dicas sobre como obtê-lo. Confira!

Entenda exatamente o que é bem-estar

Para entender o que é bem-estar é preciso ter em mente que a vida do ser humano é composta por diversos fatores. Eles estão relacionados com a saúde física, estado emocional, autoestima, relações interpessoais e também satisfação no trabalho e vida pessoal.

Estar melhor consigo mesmo significa adotar hábitos que visem melhorar a qualidade de vida em todos esses aspectos. Quando se consegue o equilíbrio orgânico, mental, emocional e em todas as dimensões vividas, alcança-se o bem-estar.

Veja como você pode alcançar bem-estar

Como você pode ver, o bem-estar é o cuidado com a saúde de um modo global. Para alcançá-lo é preciso:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Fazer o controle do quadro clínico;
  • Manter a boa higiene e a imagem;
  • Reduzir o estresse;
  • Alcançar o controle de suas emoções;
  • Ter uma vida social saudável.

Pode parecer complicado praticar tudo isso de uma só vez. Contudo, pequenas mudanças são o primeiro passo para entender o que é bem-estar não somente em conceito, mas também na prática. E para ajudar nessa busca, confira algumas dicas para vivenciar essas mudanças:

Reeducação alimentar

Você não precisa deixar de comer tudo o que gosta e adotar uma dieta rigorosa e restritiva. Basta reduzir os alimentos que podem fazer mal e aumentar as porções daqueles que fazem bem.

Trata-se de manter um cardápio variado, mas dando mais atenção a alimentos integrais e naturais, sucos, proteínas magras, entre outros que ofereçam nutrientes.

Exercícios físicos

Tente fazer desse momento algo prazeroso para você. Se os exercícios físicos às vezes parecem impossíveis de serem cumpridos, adote uma atividade que exija movimento e energia, mas traga satisfação.

Existem diversas opções de exercícios e atividades que fazem bem para a saúde. Converse com um profissional e encontre aquela que atribua benefícios e prazer em se cuidar.

Visitas médicas e odontológicas

Controlar sua saúde orgânica é essencial. Por isso, fugir do médico não é a melhor opção. Realize os exames de rotina e, se precisar de medicamentos, cumpra o tratamento. Também cuide de seus dentes. Um sorriso bonito e saudável contribui para a boa imagem, a autoestima e a confiança.

Controle do estresse

O estresse é um grande vilão que traz consigo problemas maiores, como distúrbios do sono, obesidade, problemas cardíacos, hipertensão, entre outros. O estresse pode ser controlado evitando-se situações que o causam e também por meio de atividades relaxantes e hobbies, como yoga, aulas de dança, música e qualquer outra que alivie a tensão e ofereça momentos descontraídos.

Cuidado com a aparência

Olhar-se no espelho e sentir-se bem é fundamental. Sendo assim, cuide de sua aparência. Mude o corte de cabelo, cuide da pele, dê atenção à higiene pessoal, escolha roupas que lhe agradem, recupere o peso ideal e trabalhe cada detalhe que lhe incomoda.

É importante gostar de si mesmo para sentir-se confiante e seguro ao relacionar-se com as demais pessoas.

Vida social

A vida solitária é também triste. Então, mantenha uma vida social. Participe de reuniões com amigos, almoços em família e confraternizações. Procure ser amigável e simpático com todos, pois esse comportamento positivo é recompensando com novos contatos e parcerias.

Manter boas relações cercará você de pessoas interessantes e favorecerá a troca de experiências.

Tudo pode levar ao bem-estar

Agora que você já sabe o que é bem-estar, pode perceber que tudo em sua vida pode levar até ele. Basta fazer com que cada experiência e atitude sejam boas, buscando sempre aquilo que pode impactar sua vida de maneira positiva e evitando ações e hábitos negativos.

Aproveite e compartilhe essas informações nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a alcançarem o equilíbrio também, descobrindo o que é bem-estar!


Compartilhe: