Quais as atividades físicas recomendadas para cada idade?

Por:Alessandro Assis
Dicas

12

May 2017

Todos sabem que, para garantir uma excelente qualidade de vida, é necessário realizar atividades físicas. Porém, o que a maioria ainda não sabe é qual tipo de exercício é ideal para a sua idade, por isso acaba realizando exercícios inapropriados, causando prejuízos à saúde.

Neste artigo vamos mostrar a você a importância de realizar a atividade física apropriada para a sua idade, sem deixar de lado a sua segurança e bem-estar. Continue lendo e confira!

Atividades físicas para as crianças

Em uma época em que a tecnologia tem se inovado cada vez mais, é necessário que as crianças saiam da frente do computador ou qualquer outro aparelho eletrônico e pratiquem atividades físicas, para que possam ter um bom crescimento e desenvolvimento da mente e do corpo.

A seguir, listamos algumas atividades recomendadas para as crianças.

Natação

Ideal para o desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos, a natação pode ser realizada a partir dos primeiros meses de vida da criança, pois auxilia também no desenvolvimento da resistência física e é um excelente aliado na recuperação de problemas ortopédicos e respiratórios.

Ballet

Além de trazer muita diversão, o ballet contribui para o bem-estar emocional e físico da criança. Além disso, ele também ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e ensina a criança a ser mais esforçada e disciplinada. O ballet auxilia ainda na criatividade e na evolução do trabalho em grupo.

Futebol

Além de ser uma atividade que auxilia no crescimento da criança, o futebol ensina a importância da coragem, respeito, superação e criação de estratégias, valores que serão levados para o resto da vida.

Vôlei

O vôlei para as crianças é divertido e desenvolve a comunicação e interação entre elas. Entre os esportes coletivos, o vôlei é o que mais depende da equipe para vencer. Por mais que haja um jogador que se destaque, ele não pode tocar mais de uma vez na bola. Isso faz com que as crianças interajam entre si e aprendam a importância de cada membro da equipe.

Basquete

Por ser um esporte que exige muita agilidade, o basquete acaba se tonando muito prazeroso e apaixonante. A prática dessa atividade durante a infância traz muitos benefícios como a adaptação ao espaço, condicionamento físico, coordenação motora, agilidade, força, equilíbrio, etc.

Atividades físicas para adolescentes

Os esportes coletivos como o handebol, basquete, futebol e vôlei são recomendados aos adolescentes, pois eles auxiliam no crescimento mental e físico.

Outro benefício fundamental que o esporte coletivo traz é ensinar ao adolescente o quanto é importante trabalhar em equipe, além de fazer com que eles exercitem a comunicação e a liderança.

Atividades físicas para adultos

Não existem atividades físicas restritas a adultos e elas devem ser realizadas diariamente, seja andar de bicicleta, fazer caminhadas ou até mesmo ir a uma academia. Os adultos podem realizar as atividades que quiserem e sentirem prazer. Porém, é importante cuidar sempre da postura durante os exercícios, para não ocasionar problemas mais tarde.

Atividades físicas para idosos

As atividades físicas devem ser realizadas em todas as etapas da vida, inclusive na terceira idade. Porém, é necessário ter mais cuidado e atenção, pois a disposição e a agilidade já não são mais as mesmas. Os benefícios que as atividades trazem são o aumento da autoestima, independência e autoconfiança.

As atividades físicas são muito importantes para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa, em qualquer etapa da vida, e podem trazer imensos benefícios para o nosso dia a dia. Então, se você ainda não pratica nenhum tipo de exercício, não perca tempo! Procure uma atividade que você goste e cuide bem da sua saúde.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que ele alcance muitas outras pessoas que, assim como você, gostam de cuidar da sua saúde!


Compartilhe: