Qualidade de vida: descubra 6 dicas para ter mais energia no dia a dia

Por:Alessandro Assis
Dicas

19

May 2017

Você provavelmente já acordou depois de um dia intenso e se sentiu sem força nem energia para enfrentar a rotina, certo? Essa realidade é cada vez mais comum, ainda mais em um mundo onde as pessoas desempenham cada vez mais tarefas. O problema é que esse cansaço excessivo compromete a qualidade de vida de qualquer um. Nada mais natural, já que vai ficando difícil manter o ritmo.

A boa notícia é que existem maneiras de garantir mais energia e viver de forma melhor. Ficou curioso e quer saber como? Veja algumas práticas que você pode adotar agora mesmo:

1. Tome muita água

Ingerir boas quantidades de água por dia é uma maneira eficiente de aumentar a disposição e de garantir um estilo de vida mais saudável. Isso acontece porque você consegue manter o seu corpo hidratado e a conservar a energia por mais tempo. O resultado disso é mais disposição!

Outra boa alternativa é a água com limão. A medida é simples e ajuda o seu corpo a ativar várias funções, como a digestão e a filtragem renal, colocando-o em funcionamento.

Se a água e a água com limão são boas alternativas, os refrigerantes ou bebidas com muito açúcar podem provocar o efeito contrário. Muitas pessoas acabam ficando mais sonolentas depois de ingerir esse tipo de líquido, então vale a pena evitar o consumo.

2. Controle o consumo de alimentos ácidos

Alimentos com perfis mais ácidos apresentam uma dificuldade maior no processamento, sugando parte da energia do seu organismo. Se você não sabe quais são eles, alguns exemplos são o leite e a carne vermelha. Eles fazem com que os seus rins trabalhem muito, o que demanda muita energia. Em contrapartida, invista em alimentos alcalinos, como frutas, vegetais e castanhas.

3. Coma banana

De maneira geral, as frutas fazem bem. Mas as bananas têm um “poder especial”: o alimento oferece uma saciedade acima da média e ainda é cheio de nutrientes, ou seja, pode funcionar como aquele gás extra que você precisa. Além disso, a banana é cheia de frutose, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

4. Faça exercícios físicos

Essa dica pode parecer sem sentido em um 1º momento, já que se exercitar quando você está sem energia pode ser uma tarefa extremamente difícil. Ainda assim, quanto mais você movimenta o corpo, mais disposto fica física e mentalmente.

Levar uma vida sedentária faz com que você sinta ainda mais os impactos do estresse. Isso sem contar que a prática de atividades físicas também libera o hormônio do bem-estar. Então, levante e se mantenha ativo!

5. Fique em silêncio por alguns minutos

Ter alguns minutos para ficar tranquilo e em silêncio é de grande ajuda para renovar as forças. Tudo isso sem contar que assim você percebe os limites do seu corpo com mais facilidade, podendo parar e desacelerar para descansar. Acredite: essa medida simples faz uma diferença e tanta!

6. Invista em uma boa noite de sono

Dormir bem ainda é a maneira mais eficiente de renovar as energias e garantir uma qualidade de vida melhor. Invista em um lugar escuro e tranquilo (e nas tradicionais 8 horas de descanso, claro). Você vai perceber que sua disposição estará lá em cima depois desse cuidado com o seu corpo.

Como você pode perceber, precisamos da energia para exercer as atividades no nosso cotidiano. O ânimo é um verdadeiro aliado para enfrentar os desafios e romper. Então, não deixe de adotar essas medidas e garantir uma qualidade de vida melhor.

Para fazer com que este conteúdo ajude outras pessoas também, que tal compartilhá-lo nas redes sociais?


Compartilhe: