3 dicas de como melhorar seu condicionamento físico!

Por:Alessandro Assis
Dicas

20

Mar 2017

A vida em uma grande metrópole não é fácil. Dias longos e estressantes, trânsito parado e horários apertados com inúmeros compromissos, esgotando não apenas a agenda mas também as energias. Tudo isso acaba comprometendo nossa saúde em diversos aspectos.

A necessidade de termos uma válvula de escape e a urgência para cuidar melhor dessa máquina que é nosso corpo vêm trazendo mais homens e mulheres, das mais diferentes idades, para academias e parques. Essa busca reflete a preocupação com a qualidade de vida e o combate ao sedentarismo que, segundo pesquisa do Ministério do Esporte, é condição que atinge quase metade dos brasileiros.

Quer saber como conquistar bem-estar em sua vida, conciliando a correria do dia a dia com atividades físicas para melhorar seu condicionamento físico? Acompanhe o post e veja nossas 3 dicas!

1. Comece pelo básico e movimente-se

Pode parecer óbvio, mas uma condição física saudável depende de hábitos simples, como esticar-se ao acordar e durante o dia, de tempos em tempos. É bom policiar-se para não ficar o tempo todo sentado, principalmente se o seu trabalho estimula isso. Ficar por várias horas na frente de um computador, por exemplo, com reuniões ou viagens uma após outra também deixam o organismo mais sedentário.

Então, busque criar rotinas para melhorar sua qualidade de vida: deixar o carro estacionado algumas quadras além do prédio do trabalho, subir de escadas comuns no lugar das rolantes ou andar alguns lances sem elevador, andar de bicicleta sempre que possível são algumas formas simples de sair da inércia.

2. Monte um plano de exercícios sob medida para sua rotina

Procure formas de planejar exercícios de forma mais personalizada. Dessa maneira, será mais fácil construir um programa de atividades físicas que corresponda ao que você precisa, levando em consideração sua disponibilidade e objetivos para melhorar o condicionamento físico. Profissionais e uma academia especializada poderão focar exatamente em sua necessidade e orientar sobre o mais adequado para sua saúde.

O HIIT é uma modalidade interessante, uma vez que tem pouca duração e ótimos resultados. Conheça a seguir um pouco mais sobre esse tipo de treino.

HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade)

Trata-se de um treino com exercícios de máxima intensidade, mas que duram bem pouco, intercalados com outros de baixa intensidade ou repouso. Por exemplo, iniciam-se 1 a 2 minutos com uma carga alta e seguem-se 2 a 3 minutos com atividades mais leves ou descanso. A duração total do HIIT fica em torno de 30 minutos.

A vantagem do HIIT para melhorar o condicionamento físico é que esse método mantém o metabolismo acelerado mesmo após seu término, fazendo com que ao longo do dia o corpo continue perdendo calorias.

3. Faça algo do seu gosto para melhorar seu condicionamento físico

Na hora de montar seu plano para melhorar o condicionamento físico, busque atividades de que goste, afinal, sentir prazer no que faz é uma força motivadora para manter a rotina de exercícios. Pode ser o HIIT que já mencionamos, natação, um futebol ou basquete no final de semana, caminhadas ou corrida. O importante é que, ao optar por uma atividade que traga satisfação, será mais fácil não desistir.

Com o tempo, o estímulo também será por sentir as melhoras no próprio corpo: respiração mais livre, facilidade para movimentar-se e benefícios para a autoestima são apenas alguns dos muitos pontos positivos na mudança de hábitos sedentários.

E você? O que vem fazendo para melhorar o condicionamento físico? Quer receber outras dicas sobre saúde, bem-estar e exercícios? Assine nossa newsletter e esteja sempre por dentro das novidades!


Compartilhe: