Ansiedade x Atividade Física

Ansiedade

Por:Alessandro Assis
Notícias

29

jul 2020

Ansiedade e desiquilíbrios da saúde mental são crescentes na sociedade moderna. É consenso entre pesquisadores e especialistas no assunto os benefícios da atividade física para pessoas com alteração desses quadros.

Ter uma rotina regular de atividade física pode oferecer além dos vários benefícios fisiológicos também benefícios psicológicos, como por exemplo promover a sensação de bem-estar e redução da ansiedade.

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

Ansiedade e Isolamento Social

A nova rotina proposta pela pandemia gera um fator estressante e se tornou um gatilho para a ansiedade. Já se pegou sentindo algo do tipo principalmente nesse período de isolamento social?

Se a sua resposta foi sim, aqui vai a boa noticia, já esta consolidado na ciência que o exercício físico pode auxiliar a reduzir os sintomas da ansiedade. Em especial devido ao fato do corpo liberar endorfina e outros hormônios que promovem a sensação de bem-estar.

Além disso, se manter fisicamente ativo regularmente aumenta a neurogênese do hipocampo responsável pela memória e em resumo a atividade física não só combate a ansiedade como retarda ou ate mesmo evita Depressão, Alzheimer, Parkinson entre outras doenças neurológicas e desordens mentais.

Atividade Física é sim Remédio!

Sendo assim, manter a prática regular e orientada de exercícios físicos ajudará no retorno das atividades da vida diária, após o período crítico de Pandemia que vivenciamos. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar!

Aproveite também para se conectar consigo mesmo, afinal corpo e mente estão ligados e o exercício é um forte aliado para te ajudar a se conhecer melhor através de estratégias de consciência corporal e respiração orientada e outras …

E lembre-se: é importante o acompanhamento do profissional de Educação Física habilitado antes de iniciar uma atividade física, afinal o exercício é remédio, portanto precisa ter a melhor dosagem especifica para você!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais para que pessoas como você possam ter acesso!

Ref: Organização Mundial de Saúde, 2020.
FROLD, Thomas et. al. Aerobic exercise increases hippocampal subfiled volumes in younger adults and prevents volume decline in the elderly. Brain Imaging na Behavior, p. 1-1,2019.
SOUSA JÚNIOR, Geovan Menezes de. Análises da mediação e moderação do mindfulness sobre medidas de afeto, ansiedade e estresse em adultos jovens saudáveis. 2020. Dissertação de Mestrado. Brasil.


Compartilhe: