Como você quer curtir o verão?

Como você quer curtir o verão?

Por:Alessandro Assis
Notícias

13

nov 2019

Final de ano se aproxima e logo pensamos: como vou curtir o verão? O time Pratic acredita que independente da forma que optar em curtir o mais importante é: verão é bom quando curtimos o ano todo!

Para alguns é sinônimo de férias acompanhado pela família, descanso, viagens. Aquele momento onde energizamos  o corpo e a mente para um novo ciclo que se inicia com a chegada do novo ano.
Para outros a chegada da estação mais quente do ano é o momento ideal para iniciar ou reforçar os cuidados com o corpo.

Você se identifica no segundo grupo? Gostaria que a manutenção da sua saúde e a satisfação individual com a forma física não fique apenas no verão? Se ligue nas dicas abaixo!

Atividade física no verão e hábito saudável

Em relação a atividade física no verão não existem diretrizes sobre quais são mais ou menos apropriadas de acordo com a estação do ano. O importante é identificar o seu objetivo e buscar se exercitar com a modalidade que gere conexão e auxilie na conquistas de seus resultados. Atualmente o mercado Fitness possui muitas novidades que vão muito além da tradicional “musculação”. Independente da sua escolha o mais importante é que se torne um hábito.

O psicólogo Jeremy Dean, autor do livro Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick  conta sobre como o cérebro funciona quando precisa automatizar escolhas.
Criando hábitos, e o quão difícil é se livrar de hábitos antigos e substituí-los pelos novos, ele fala sobre alguns estudos que dão embasamento científico real pra um possível número de dias necessário pra se formar um hábito.

De acordo com os estudos mencionados por Dean no livro, leva em média 66 dias para que alguém adquira um novo hábito, ou seja, comece a fazer algo que antes não era costume de maneira automática. Mas esse número é uma média e ele variou bastante de indivíduo para indivíduo e, claro, dependendo do hábitos.

Beber um copo de água depois do café da manhã demorou cerca de 20 dias pra se transformar em hábito. Com atividade física levou 84 dias para virar hábito para um dos participantes de um estudo.

Ou seja: se seu objetivo for simples, tipo comer uma fruta no café da manhã, pode ser que se torne um hábito mais rapidamente. Mas, embora pareça óbvio, esqueça os 21 dias caso você queira mudar algo drasticamente: vai ser preciso bem mais que isso.

 

Sol na hora certa

De acordo com dermatologistas, o ideal é pegar sol apenas antes das 10hs e após as 16hs, pois a incidência solar e os raios solares são menos severos e a agressão a pele se torna menor. Mesmo nesse horário, use sempre o protetor solar, o chapéu e os óculos escuros.

Uma dica bem legal para proteger a pele, além de utilizar o protetor solar, é consumir betacaroteno em cápsulas ou consumir alimentos que contenham betacaroteno, como cenoura e beterraba. Com uma boa concentração de Vitamina A, esse nutriente protege a pele evitando queimaduras e ainda otimiza o bronzeado e evita a vermelhidão causada pelos raios solares intensos.

 

Hidratação

No verão existe a tendência de aumentarmos a nossa taxa de sudorese e com isso a desidratação pode interferir no seu estado de saúde e na performance esportiva. Beber 500 ml de água 2 horas pré-atividade física já é suficiente para iniciar o exercício hidratado. Assim como a perda de 1% de massa corporal total pode deixar menos eficiente o sistema cardiorrespiratório durante o exercício. Atualmente os pesquisadores recomendam de 200 a 300ml por kg de peso corporal para um estado hidratado em condições normais.

Achou este conteúdo útil, siga-nos no Facebook,  Instagram,  Youtube e acompanhe todas as nossas novidades.


Compartilhe: