EPOC: o segredo para potencializar o emagrecimento

Epoc

Por:Alessandro Assis
Notícias

21

set 2016

Acelerar o metabolismo, esse é o termo mais comentado quando se fala em  potencializar o emagrecimento. Mas, é possível acelerar o metabolismo? Como se faz isso?

EPOC

Na verdade existem algumas formas de aumentar o consumo metabólico e vamos falar um pouco sobre uma delas: o EPOC.

Então, O que é isso?

De acordo com o nosso coach Alessandro Assis o “excess post excersise oxygen consumption” ou excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. É a capacidade do organismo em continuar consumindo calorias mesmo depois do treino.

Ou seja, toda atividade física eleva o consumo de oxigênio! Mesmo após o exercício o organismo demanda tempo para voltar aos níveis normais. Segundo os pesquisadores, o gasto calórico possui relação direta com o consumo de oxigênio e considera-se que a cada litro de O2 consumidos, aproximadamente 5 kcal são geradas no organismo.

Simplificando, o EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso. Durante o EPOC o metabolismo se mantém em média 15% acima do normal. No caso do HIIT ou em outros exercícios de alta intensidade, o American College of Sports Medicine (ACSM) demonstra que o organismo poderá se manter nesse estado por até 48 horas, a princípio esse déficit energético pode parecer pouco mas o seu efeito cumulativo a médio e longo prazo é suficiente para potencializar o emagrecimento.

Segundo (OSTERBEG e MELBY, 2000), a utilização de gordura como principal substrato energético nesse caso aumentou em aproximadamente 62% em até 15 horas pós atividade física.

Se o seu objetivo é perda de peso o interessante é a combinação de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física regular, procure o auxílio de um profissional qualificado e potencialize o emagrecimento através desse método de treinamento.

Gostou do texto? Leia nossa matéria 5 hábitos e dicas infalíveis para perder peso.


Compartilhe: