Previna-se contra o Câncer de Próstata

A detecção precoce do câncer de próstata é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

Por:Alessandro Assis
Notícias

27

nov 2019

“A detecção precoce do câncer de próstata é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. Portanto, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade.

Caso os homens busquem ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, o Instituto recomenda, ainda, que eles sejam esclarecidos sobre os riscos envolvidos e sobre a possível ausência de benefícios desses exames feitos como rotina.

Câncer de Próstata e Diagnóstico Precoce

O câncer de próstata é muito raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença.

Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.”

Câncer baseado em evidência

Os homens com síndrome de Lynch, uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado para uma série de cânceres, incluindo o câncer de próstata.

As evidências científicas e a opinião dos especialistas no assunto apontam que alguns fatores continuam sendo aliados na prevenção, tais como:

1 – Hábitos alimentares através de alimentos frescos e da terra, especialmente os ricos em fibras.
2 – Consumo controlado de proteína animal, especialmente carnes vermelhas.
3 – Consumo controlado de calcio,especialmente através de alimentos industrializados, laticínios ou suplementos alimentares.
4 – Respeitar o ciclo circadiano do sono para melhor uma melhor recuperação do corpo.
5 – Hábitos regulares de exercícios físicos.

Estas prevenções básicas são as mesmas de muitas outras doenças, por isso é importante manter o corpo saudável para que nenhuma doença influencie outra.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais!


Compartilhe: