Previna-se contra o câncer de próstata

Por:Alessandro Assis
Notícias

31

Oct 2018

Em outubro falamos um pouquinho aqui sobre o câncer de mama, já em novembro é celebrado o Novembro Azul, campanha contra o câncer de próstata; uma das doenças que mais atingem homens após os 40 anos. Se dá pela multiplicação de algumas células no órgão, que faz com que cresça um tumor. Dependendo do estágio pode ser curado ou retirado com certos tipos de tratamentos.

 

Há muitos fatores que podem ocasionar o câncer de próstata, dentre eles temos: antecedente familiar, se você tiver pai, tio ou irmão que já sofreram com a doença é melhor conversar com seu médico. A alimentação, quando possui muita gordura e carne vermelha e, falta em legumes, vegetais e frutas, pode facilitar o câncer. Sedentarismo e obesidade podem causar um câncer ainda mais agressivo. Taxas de estrogênio elevadas no sangue, assim como etnia (negros têm maior chance de serem atingidos, enquanto asiáticos menos), e o local onde vive/trabalha (nível de poluição), também podem influenciar na doença.

 

Os sintomas vão depender do estágio:

  • Dificuldade ao urinar, jato fraco ou em gotas;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Sensação de que a bexiga ainda está cheia;
  • Urina escura, presença de sangue;
  • Dor ao ejacular e sêmen escurecido.

 

Para se prevenir, basta ficar atento aos fatores de risco. É importante visitar o médico regularmente, principalmente após os 40 anos. Atividade física contínua, procure reservar um horário na sua rotina para se dedicar a algum exercício, isso evita o sedentarismo e obesidade. Tenha um dieta balanceada, procure adicionar vegetais, frutas e legumes e, ingerir menos carne vermelha.

Estas prevenções básicas são as mesmas de muitas outras doenças, por isso é importante manter o corpo saudável para que nenhuma doença influencie outra.


Compartilhe: